PEDRA DO GUINDASTE (AMAPÁ)

PEDRA DO GUINDASTE (AMAPÁ)
"se até o SANTO, tá de costa prá nois, porque os POLITICOS tambem não ficariam"?

sábado, 10 de setembro de 2011

HORROR

Historias de Horror
Rotinas do Pronto Socorro de Macapá
Por> Neca Machado

03.09.2011
Quando me deparei com o punho esquerdo inchado, veio à dor no peito e, de repente não tive a coragem de aceitar a realidade.
As 11h da manha tenho a confirmação de que após passar primeiro por um ortopedista que reside em Belém -PA, deveria “VOLTAR pra casa” e ficar 10 dias de repouso, teria que ser internada, porque o punho estava quebrado em 03 partes.
05.09.2011
Com dores insuportáveis resolvo procurar o Departamento de Pericia do Estado para conseguir os meus dez dias de afastamento sugerido pelo primeiro medico que procurei no Pronto Socorro, e que sem sequer me olhar, me manda enfaixar o braço e voltar pra casa “porque não tinha nada,”
06.09.2011
Volto ao Pronto Socorro de Macapá com fortes dores no punho esquerdo inchado e os dedos já quase sem movimento, somente para “pegar um atestado medico de afastamento”.
Um périplo, sem medico, sem declaração, e sem atestado, procuro direção e “TODOS EM REUNIÃO DE ROTINA”. (....)
10h nada,
11h, nada,
12h a mão de Deus se manifesta e encontro a proteção de um novo ortopedista, um pouco irritado com a sobrecarga do dia, mas, me atende, manda desenfaixar o braço, e olha estarrecido, aqui tem algo incomum, diz, me mandando para um novo Raío X.
Retorno com a chapa na mão e surpresa ele desanda a falar: está quebrado, aqui, ali, e tem que fazer CIRURGIA.
Sentada, com o punho doendo mais do que o normal, choro, chamo o Manfred e ele coitado, sem entender, tenta me acalmar.

13h já de retorno ao Hospital, com todos os encaminhamentos na mão, novo raio X, eletrocardiograma, raio x do tórax, hemograma, coração saltando pela boca, “VOU ME INTERNAR”, pergunto a atendente o que devo fazer¿ E ela > “ a Sra. senta naquele banco na escada e espera...”
• Volto a chorar, repenso o quanto faz falta o meu velho plano de saúde que deixei de pagar, porque usei tão pouco e não tive ressarcimento nenhum. Olho pro lado e a moça com o ombro quebrado tenta me acalmar, “ já to aqui há duas semanas, o tempo passa rápido...” Tem gente esperando um mês, dois... E NADA.
• Consigo um leito, que felicidade.
• Agora é esperar, uma semana, duas, um mês...
• Mas, consigo em uma semana. Que sorte. (...será)

• OLHO para o lado, um jovem 15 anos, 17 FACADAS, dois drenos cheios, cabelo raspado que nem o do Neimar, tenta consolar os AMIGOS.
• Ele ainda tem AMIGOS.
• Foi furado por um tal de Madruga que sedento desferiu- lhe 17 facadas.
• Do outro lado, uma criança vinda do município de Afuá-PA, mordida de cobra, a Mãe 07 filhos, apanhadora de açaí, colhia pau, como me disse, para fazer carvão, escutou a menina gritar< a Cobra me mordeu. A cobra era uma Combóia, disse a pobre mulher. Combóia, uma das mais peçonhentas Serpentes Brasileiras a Jararaca, deixou muito veneno na criança, transferida as pressas para Macapá, o pai assassinado e ela há 31 dias no Hospital, sem parentes, sem ninguém...Precisou fazer enxerto, ainda continua lá. • Ele homem negro, desdentado, 52 anos, sem carteira de motorista, segundo seu acompanhante, maranhense, entra na esquina da avenida Iracema Carvão Nunes no Centro em um carro dirigido por uma Senhora, resultado> fraturas diversas, a esposa com o braço quebrado, e ele agora, autônomo, chora, se lamenta, pede, reclama toda hora, chama quem passa em voz mansa “ ei vizinho, quero levantar, quero andar, quero água gelada....”

• E eu, amigo, só água quente, não posso me levantar.

• Mas ele teve sorte, tem a companhia do irmão da atropeladora que não o deixou desamparado, ele segundo o Homem, estava jogado no corredor, eles lhe compraram colchão, “eu vi, lhe trouxeram remédios, cadeiras, ventilador, o calor era insuportável, sensação de 50 graus, até um aparelho de fisioterapia, mas, ele irredutível, só queria morrer, repetia ‘ vou morrer vizinha...”

• E eu> não vai não.

• Para muitos, era manha.

• NÃO SEI, ele ficou lá.

• Vou para a cirurgia, presidiários no corredor, cheios de sangue, gente gritando, tolhas estendidas no suporte da escada para o Centro Cirúrgico, um verdadeiro cortiço, policiais atropelados, mulheres esfaqueadas, e muitos jovens, jovens e mais jovens furados a facas, terçados....

• Tatuados, agressivos e irritados...

• Acordo de madrugada, braço com dores, e um som alto de uma prece evangélica no radio do telefone celular...

• Acorda irmão, acorda, tua hora chegou de mudar.... A benção virá, muda, muda, muda irmão...

• E de manha, olho para o jovem de 15 anos, 17 facadas, a Mãe ao lado, e ele exclama < Agora sou de JESUS.

• Surpreendo-me, depois de 17 facadas, que bom.

• E assim< novos pacientes, o jovem de 17 facadas deu o leito para outro jovem com mais umas três facadas, foi a Uti e voltou.

• Um senhor de Florianopolis, assentado, cortou a perna com uma roçadeira, depois de mais um périplo, o medico disse a ele< coloque água quente que passa... Ficou a espera da cirurgia, talvez amigo de um empresário do setor de confecções, consiga sair mais rápido, não tem família.

• E assim, a ROTINA do Pronto Socorro de Macapá, traduz um verdadeiro cenário de HORROR, são tantas historias...

• Prédio com fachada de vidro, Palmeiras Imperiais, e UTI cheia de qualidade, MAS, não tem LEITOS suficiente, gente morta, descaso, omissão e falta de HUMANISMO.

terça-feira, 19 de abril de 2011

MACAPA

PEDOFILIA?

DELEGADO EM MOTEL COM CARRO DE POLICIA

Incêndio a ser apagado com gasolina no governo de Camilo Góes Capiberibe,

quando se debate a preocupação com jovens, Justamente quem deveria prevenir, pratica CRIME.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

LAGUINHO

FAVELA

FAVELA URBANA NO LAGUINHO
Avenida MÃE LUZIA NO LAGUINHO

O LAGUINHO MERECE RESPEITO.

Obras do PAC contemplam saneamento no bairro do Laguinho, e através do mapeamento topográfico realmente CONFIRMAM que as casas de invasão ESTÃO NO MEIO DA AVENIDA.

As casas de invasão JÁ FORAM INDENIZADAS e infelizmente órgãos institucionais de REMOÇÃO das casas antigas se omitem.

Assim como o CONSORCIO das obras, desconhece que poderia pedir a REMOÇÃO para a Prefeitura para levar em linha reta o sistema de esgoto até o bairro do Perpetuo Socorro.

Incompreensível a atuação de Parlamentares que não pedem a abertura da avenida, não há mais razão de permanecer no meio da AVENIDA MÃE LUZIA, UMA FAVELA URBANA.

O LAGUINHO MERECE RESPEITO.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

ASFALTO

TAPAS BURACOS NO AMAPÁ

O sistema de tapas buracos no Amapá, em época de chuvas, está sendo muito criticado e um dos mais ferrenhos críticos é o advogado Vicente Cruz, que não vê com bons olhos a interferência do Ministério Publico em acompanhar as ações.



Bem que poderiam COPIAR modelos europeus, como este alemão, que proporciona ao pedestre, ciclista e o usuário de automóveis, uma convivência pacifica nas RUAS, alem de uma boa estrutura de CONCRETO antes do asfalto.

Eu investiguei durante 03 meses o Plano urbanístico das cidades alemãs, e eles realmente funcionam

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

BELEM

COMPOSTAGEM

BELEM-PA

Os desencantos de Belém, não é só encantos NÃO.

COMPOSTAGEM

Belém deveria utilizar os restos de alimentos do Mercado do Ver-o - Peso em parcerias com as Instituições agrárias e fazer COMPOSTAGEM..

O que fica no chão poderia ser aproveitado.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

FRACO

SOLTANDO OS CACHORROS....

CAMILO GOVERNA PARA SEGUIDORES DO TWITTER...

Reginaldo Borges, em seu programa de radio, 24.02.2011, “soltou os cachorros” sobre o Secretario de Transportes do estado do Amapá, Sergio La Roque, tachando-o de FRACO.

EU HEIM!

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011


Gestor Publico

É aquele que respeita os recursos públicos, que valoriza TECNICOS e não bajuladores, que caminha sob a ótica da Lei de Responsabilidade Fiscal, e que não faz do Poder, extensão de sua casa.